Realize ações propostas no site e promova pessoas melhores.

Realize ações propostas no site e promova pessoas melhores.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Quem tem o hábito de ler amplia sua inteligência e pode ter uma vida melhor.

Quem tem o hábito de ler amplia sua inteligência e pode ter uma vida melhor.

País desenvolvido se constrói com pessoas bem educadas e bem instruídas.

País desenvolvido se constrói com pessoas bem educadas e bem instruídas.

O Projeto

Apresentação

A partir das reflexões proporcionadas pela leitura do livro Professor não é Educador, do Filósofo e Professor Armindo Moreira e dos livros do Prof .Pierluigi Piazzi, um pequeno grupo de professores e empresários, pais e cidadãos, iniciaram uma discussão sobre o papel da família, da escola, das empresas e entidades, na construção de uma sociedade melhor.
Bilhões de reais são investidos, todos os anos, no sistema de ensino; milhões de profissionais trabalham nele e mesmo assim, cerca de 70% das pessoas, são consideradas analfabetas funcionais, isto é, sequer aprenderam a ler direito(ler e compreender o que leram).
Incompreensível que governos, responsáveis pelo ensino, universidades, não tenham se debruçado sobre este problema e o enfrentado com determinação, a ponto de percebermos melhora nos índices, e, sobretudo na vida real, que a cada ano somos mais brasileiros bem instruídos.

Igualmente, cada dia mais vemos exemplos de falta de educação, em alunos e cidadãos comprovando que pais e famílias, estão tendo dificuldade ou terceirizando a educação dos filhos.
De outro lado, o setor produtivo e demais entidades organizadas da sociedade civil reclamam cobram melhoras, mas contabilizam, ano após ano, os mesmos resultados medíocres de aprendizagens dos alunos, mantendo este país como um eterno país do futuro, longe ainda de ser considerado desenvolvido.

Alguém ainda tem dúvidas, de que uma pessoa bem educada e bem instruída, se alimenta melhor tem saúde melhor, trabalha e produz mais, tem uma vida melhor? Igualmente, alguém ainda tem dúvidas, de que a corrupção e a impunidade diminuem, com a maioria das pessoas, bem instruídas e bem educadas?

Diante dessas constatações e dos enfrentamentos diários dessas deficiências, este grupo passou a se questionar: Podemos influenciar em mudanças culturais pra sair deste quadro? Podemos como cidadãos fazer algo, por menor que seja, para mudarmos esta realidade?

Desses questionamentos surgiu o Movimento Pessoas Melhores, que apresenta um conjunto de orientações e propostas simples e práticas, os quais visam promover mudanças culturais positivas:  

1- No sentido da educação que os pais devem dar aos filhos, isto é, valores inegociáveis, que não podem faltar numa boa educação; e como podem ajudar os filhos, a estudar melhor.
2- No sentido da instrução que professores devem promover nos alunos e como estes devem estudar para aprender (não apenas para as provas, pra tirar nota).
3- Por fim a todos indistintamente, no sentido de como adquirir o hábito da leitura, condição essencial para diminuir a epidemia de analfabetismo funcional que atingiu os brasileiros.

Acreditamos que país desenvolvido só se constrói, com a maioria da população bem educada e bem instruída. E pra isto propomos ações simples, mas que, se replicadas e tornadas rotineiras por longo tempo e pelo maior número possível de meios de divulgação, podem efetivamente contribuir em mudanças culturais, no sentido da verdadeira educação e da instrução.
Um pouco do poder transformador do setor produtivo, dos profissionais liberais e das entidades organizadas, precisa ser colocado nesta direção. Do contrário continuaremos a ser eternamente o país do futuro, onde a ignorância da maioria do povo e todos os problemas que dela decorrem parecem ser o nosso destino inevitável.
“Todo o povo se esforça para dominar o ambiente material. Se só alguns alcançam o sucesso, a diferença reside principalmente no capital cultural, na capacidade intelectual acumulada, que a mera luta pela vida não dá” diz o Filósofo OIavo de Carvalho.

Objetivos

1- Quem faz cursos ou se prepara para ser pai ou mãe? Poucos. Quais são alguns valores fundamentais que não podem faltar na educação dos filhos? Influenciar os pais, as famílias, para que assimilem estes valores, se quiserem que seus filhos sejam bem educados. Além de mostrar, como podem ajudá-los a estudar melhor.

2- Na superação da pobreza material e cultural, o sistema de ensino tem papel decisivo. Uma grande farsa de nossa escola, é aluno estudar apenas para as provas.
Contribuir para que aprendam a estudar melhor, isto é, estudar para aprender. Além disso, defender e divulgar ideias que consideramos transformadoras, para promover avanços positivos nos resultados de aprendizagens.

3- Com o apoio de empresários e outras entidades, influenciar para que mais pessoas adquiram o hábito da leitura, através de ações simples e práticas, desde custo zero e outras com algum custo. Os profissionais do ensino, necessitam do apoio das demais pessoas que estão fora do ambiente escolar, para melhorar os resultados de aprendizagens por parte dos alunos. Pessoas Melhores quer ser uma forte expressão deste apoio.

Missão

Demonstrar a pais, alunos, professores, empresários, profissionais liberais, demais profissionais e a toda e qualquer organização, que podemos ter a maioria dos cidadãos, bem educados e bem instruídos; bem como demonstrar, como cada um pode participar, na construção destes pilares: valores morais, conhecimentos e habilidades; os quais são fundamentos de um país desenvolvido. 

Valores

Determinação, Otimismo, Mobilização, Doação e Integridade.

Focos de Atuação

Onde se dá a promoção de pessoas melhores.

Livros que inspiraram O Movimento

Estimulando Inteligência

Estimulando Inteligência

+ Detalhes
Professor não é Educador

Professor não é Educador

+ Detalhes
Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência

+ Detalhes
Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência

+ Detalhes

Depoimentos

Luiz Eduardo Guaraná – empresário e presidente da ACIT

“O projeto é de fundamental importância para a formação de cidadãos de bem e qualificados para o trabalho. Pessoas bem formadas têm condições de conquistar emprego melhor, de ter uma vida melhor. Isso vai refletir de diversas formas, em maior produtividade e desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo. Nossa esperança é que esta semente plantada seja disseminada não só no município de Toledo, mas em nosso estado e até ser propagada por todo o país.”
Deixe seu depoimento