Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Outras Iniciativas

Ler é viajar sem sair do lugar.

Mariza Schiochet é professora de Português e Literatura. Aposentou-se do Estado recentemente, mas continua lecionando nas escolas municipais de Joinville.

Ela está desenvolvendo um trabalho de formiguinha, mas que vem transformando a vida de muita gente, através da leitura. Percebendo a atual realidade que está afastando, cada vez mais o cidadão comum do ato de ler iniciou este trabalho.

Há pouco mais de dois anos, ao levar sua mãe para o tratamento de quimioterapia, observou que as pessoas (doentes e acompanhantes) ficavam muito tempo ociosas, à espera de consultas ou de tratamento, no setor de Oncologia do Hospital São José, lá em Joinville, e decidiu criar o projeto de leitura “Ler é viajar sem sair do lugar”. Uma caixa de livros e gibis foi deixada lá, para que todos pudessem ler o que desejassem. Sucesso total. Deu tão certo que Mariza decidiu levar mais caixas de livros para outros locais. Está também na sede do Hemosc; na Casa Padre Pio (que recebe pessoas que vão fazer tratamento médico); na Casa Adalton (que auxilia famílias de crianças com câncer); PAM- Posto de Saúde no Bairro Bucarein; Espaço Criativo Júlio Emílio Braz - local para leitura e atividade artística, num bairro carente e violento.

Atualmente são 9 locais, com caixas de livros, gibis, revistas. Junto com a caixa de leitura, fica um banner que fala do projeto e do incentivo à leitura. Uma vez por mês, passa para abastecer ou organizar a caixa

A leitura é algo prazeroso ajuda a passar o tempo e colabora para a emancipação social e promoção da cidadania.

 

Por enquanto, os maiores incentivadores, com doações de livros, gibis, são os amigos, alunos e ex-alunos. Porém toda e qualquer ajuda, sempre é benvinda. O projeto é sem fins lucrativo.

 

Contato: e-mail izaschiochet@gmail.com

 

Página no Facebook: https://www.facebook.com/livroparatodos?fref=ts

 

Uma cidade que lê

Dilma Morais Negromonte, Secretária de Saúde do Município de Santa Luzia-PB, ao entrar no mundo fantástico do Facebook, sentiu uma [...]

Projeto "Pescando Leitores"

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO – PREMEN - TOLEDO- PR   O projeto nasceu em 2006 diante das grandes dificuldades apresentadas pelos [...]

Materiais que não podem faltar numa sala de aula, do ensino fundamental

Um mapa político do seu Estado, um mapa político do Brasil e do Mundo, um globo político e um dicionário. [...]


Livros que inspiraram O Movimento

Estimulando Inteligência

Estimulando Inteligência

+ Detalhes
Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência

+ Detalhes
Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência

+ Detalhes
Professor não é Educador

Professor não é Educador

+ Detalhes

Depoimentos

JULIANA CANEZIM

Professora Juliana Canezim sobre o encontro com um dos idealizadores do "Movimento Pessoas Melhores”: Edésio Reichert . A ESPERANÇA: A esperança voltou a reinar em meu coração idealista, educador e brasileiro, pois esta semana conheci um dos responsáveis pelo projeto “Movimento Pessoas Melhores” e para minha surpresa, descobri que o setor empresarial de Toledo está se unindo para transformar vidas de forma integral, positiva e permanente. Não falamos apenas de vagas e colocações no mercado de trabalho, falamos de algo que pode dar ao cidadão o poder de ser protagonista da própria vida. O ENCANTAMENTO: O projeto encantou-me ao conclamar o setor empresarial, os profissionais liberais, as entidades organizadas a transformarem seus espaços e seus valores com ações simples que podem melhorar a vida em sociedade. O RECONHECIMENTO: Este projeto leva à sociedade a compreensão de que pessoas mais instrumentalizadas com Conhecimento, Inteligência e Valores podem melhorar o meio onde vivem. A MOTIVAÇÃO: Depois deste feliz encontro, nosso entusiasmo e crença na Educação reascendeu, pois nossa voz e nossas ações têm mais força quando temos o apoio de grupos representativos de nossa sociedade. AS BOAS VINDAS: Sejam Bem-vindos, Senhores Empreendedores, Senhores Profissionais Liberais, Senhores Coordenadores de Instituições de Ensino, enquanto nos movimentamos com o objetivo de construir pessoas melhores, melhoramo-nos reciprocamente. Saibam vocês, o Bem Estar por atuarem de forma altruísta (como aquele que podia ter feito mais e o fez) será a gratificação e, talvez, o legado de vossa real importância neste mundo. Como professora e mãe educadora é isto que sinto! E agora, com a parceria do “Movimento Pessoas Melhores” me sinto mais forte e mais confiante. A GRATIDÃO: Obrigada, Senhor Edésio Reichert e a todos os envolvidos no projeto. Que vossa determinação e criatividade não se esgotem. Um brinde à vossa iniciativa! Respeitosamente, Professora Juliana Canezim (Licenciada em Letras Português/Inglês – Unioeste(2004) Especialista em Literatura Brasileira e Formação de Leitor. Professora de Instituições Particulares de Ensino Médio: Incomar - Toledo; Funet -Toledo; Gabriela Mistral - Palotina; Cristo Rei - Cascavel; Alfa Cursinho - Cascavel; COC-Cascavel; Ângulo- Cascavel; Pontual - Londrina)
Deixe seu depoimento