Quem tem o hábito de ler amplia sua inteligência e pode ter uma vida melhor.

Quem tem o hábito de ler amplia sua inteligência e pode ter uma vida melhor.

Realize ações propostas no site e promova pessoas melhores.

Realize ações propostas no site e promova pessoas melhores.

País desenvolvido se constrói com pessoas bem educadas e bem instruídas.

País desenvolvido se constrói com pessoas bem educadas e bem instruídas.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Escola | Artigos

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Autor/fonte: ARMINDO MOREIRA/FILÓSOFO

Atualmente, o diretor de uma escola é escolhido por eleição. Nesta eleição, têm voto os professores, alunos e funcionários da escola. Geralmente, o eleito é um professor. Então, um professor – o de Geografia, por exemplo – passa a ser o diretor da escola. Este método de escolher diretores de escola é bem aceito, por ser democrático.

 

O novo diretor, quando assume o cargo e começa a trabalhar nele, depara-se com problemas bem diversos entre si. Terá questões referentes ao aproveitamento escolar, ao comportamento dos alunos e ao desempenho dos funcionários; receberá queixas de alunos, de professores, de pais e de funcionários; além disto terá as obrigações estritamente burocráticas. Dose para valentes!!

 

Assim, um professor assume as tarefas de diretor, sem preparação prévia – nem teórica nem prática. No entanto, não parece difícil entender que é ou pode ser nocivo para o ensino esta lei que permite entregar a direção duma escola a quem não recebeu preparação específica para tão exigente função. Esta maneira de escolher diretores é a transformação dum bom professor em aprendiz de diretor.

 

Com apoio no que acima foi dito, pode-se propor e discutir o seguinte:

 

1 – Uma escola pode ser mais eficiente, se o respectivo diretor tiver frequentado um Curso de Direção Escolar.

 

2 – O currículo deste curso – do Curso de Direção Escolar – deve ser feito pelo C.D.E, isto é: pelo Conselho de Diretores de Escola.

 

3 – O C.D.E pode ser constituído por 11(onze) diretores: 5(cinco) que estejam com menos de quatro anos de mandato e 6(seis) que já tenham mais de 8(oito) anos de mandato. É de esperar que os menos experientes apresentem mais problemas e que os mais experientes apontem melhores soluções.

 

4 – O C.D.E será convocado e organizado pelo Ministério da Educação (ou pelo Ministério da Instrução), de cinco em cinco anos, para decidir se o currículo do Curso de Direção de Escola deve ser mantido como está ou se deve ser alterado; e para alterá-lo, se acha conveniente.

 

5 – O funcionamento das escolas públicas melhorará, se estas sugestões forem discutidas, analisadas e postas em prática, quando e onde for possível.

 

Como acabamos de ver, melhorar o ensino não é tarefa de heróis ou de sábios. Simples e humildes cidadãos podem melhorá-lo.

 

 

Curitiba(PR), 03.12.14.

03/02/2015 COLABORAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Pela divulgação do livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR iniciada em fins de 2011, com observação de fatos ocorridos no ambiente [...]

13/11/2014 COMO ALUNOS DEVEM ESTUDAR PARA APRENDER

É comum ouvir, pelo país todo, na maioria das escolas, a expressão: semana de provas. Esta prática, associada a outras [...]

10/11/2014 PROFESSOR E DISCIPLINA

Autor do livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR Dentro de uma sala de aula, a disciplina é indispensável. Sem ela, nem o [...]

20/10/2014 SUGESTÃO DE CURRÍCULO PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Autor do livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR.Autor do livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR. Alfabetização é a primeira fase do Ensino Fundamental. [...]


Livros que inspiraram O Movimento

Estimulando Inteligência

Estimulando Inteligência

+ Detalhes
Professor não é Educador

Professor não é Educador

+ Detalhes
Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência

+ Detalhes
Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência

+ Detalhes

Depoimentos

Dilma Morais Negromonte

As redes sociais se tornaram ferramentas fantásticas de conhecimento, de afinidades de ideias de pessoas separadas por distâncias quilométricas. Moro no interior da PB e assistindo o Canal da Vlogoteca e as palestras do Professor Pier me apaixonei por ambos. De repente, encontro Pessoas Melhores que usam exatamente os livros que estou lendo. Gratificante!!!
Deixe seu depoimento