Quem tem o hábito de ler amplia sua inteligência e pode ter uma vida melhor.

Quem tem o hábito de ler amplia sua inteligência e pode ter uma vida melhor.

País desenvolvido se constrói com pessoas bem educadas e bem instruídas.

País desenvolvido se constrói com pessoas bem educadas e bem instruídas.

Realize ações propostas no site e promova pessoas melhores.

Realize ações propostas no site e promova pessoas melhores.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Depoimentos

Milton ferreira

Ouvi algumas frases desta página na Radio educativa sul Brasil, e resolvi fazer uma visita e ver as idéias, e gostei pois é disso que o mundo precisa um trabalhar de concientização para uma nova cultura, onde o erro não está nas drogas, no desemprego ou bebida como ja citei antes (drogas). Quem causa os problemas e desordem na sociedade são pessoas, por isso que a conscientização é uma importante ferramenta para ter um País melhor. A criança nasce nu e analfabeto, as primeiras palavras quem as ensinam são os pais, se a criança é revoltada tem algum erro na criação, pois visitando algumas instituições de tratamento de depedentes químicos, conversando com algumas Assistente Sociais, entendo que, as brigas, pais abandonado na velhice, isso vem do modo de tratamento e criação. Aos pais deixo um recado; Trate bem o teu Filho e terás uma Velhice Tranquila.

Márcia Idalino dos Santos

Encantada com os artigos!

Anna Monteiro

Adorei todo o conteúdo e principalmente,o propósito de trazê-lo virtualmente! Quero muito incluir seu projeto em meu blog, voltado para a Educação Artística, Especial e Educação em termos gerais: http://www.licenciandosdaeba.blogspot.com Parabéns pelo projeto! Muito obrigada!

Carlo das Neves

Muito boa a sua abordagem sobre esse tema! Acredito que a educação é um conjunto entre o governo, educadores e pais. Todos devem estar alinhados a um mesmo objetivo que é a qualidade de ensino no país e a formação de pensadores com caráter, honestidade e humanidade. Parabéns! Deixo o meu convite pra você compartilhar mais informações também no meu blog http://www.dihitt.com/carlo_neves Obrigado Carlo

Cláudia Regina Macedo Cardoso

Parabéns pela iniciativa! Sou diretora de uma escola privada na Bahia e temos várias ações que tem como intuito promover, o prazer pela leitura. Temos também uma escola de pais que tem como objetivo, ajudar as famílias na educação dos filhos. Gostaria muito de divulgar o projeto no site da escola e nas redes sociais. Grata Cláudia

Valmor Mioranza

Ao tomar conhecimento do Projeto Pessoas Melhores, lembrei-me de um fato interessante e que pode ser aplicado também nos dias atuais. Quando aluno interno do Colégio La Salle(Toledo), todos os dias na hora do almoço, no refeitório, para mais de 100 internos, existia o momento da leitura. Batia a sineta e era o momento do silêncio para a leitura em forma de rodízio, de um livro, não religioso já determinado pela direção e ou professores do colégio, mas de escritores renomados, Machado de Assis...e outros. Poderia ser levado isto aos colégios, 5 minutos de leitura antes de cada aula, com sequencia no dia seguinte, do mesmo livro, até seu término, ou em empresas cujas refeições são feitas no local, em pelo menos um dia da semana.

SANDRA REGINA EVANGELISTA DA SILVA

Pessoas Melhores: estamos precisando muito, pois atualmente as pessoas só visam o próprio interesse. O respeito ao próximo está acabando e precisamos reverter essa situação, para conseguirmos ter uma boa convivência .

JULIANA CANEZIM

Professora Juliana Canezim sobre o encontro com um dos idealizadores do "Movimento Pessoas Melhores”: Edésio Reichert . A ESPERANÇA: A esperança voltou a reinar em meu coração idealista, educador e brasileiro, pois esta semana conheci um dos responsáveis pelo projeto “Movimento Pessoas Melhores” e para minha surpresa, descobri que o setor empresarial de Toledo está se unindo para transformar vidas de forma integral, positiva e permanente. Não falamos apenas de vagas e colocações no mercado de trabalho, falamos de algo que pode dar ao cidadão o poder de ser protagonista da própria vida. O ENCANTAMENTO: O projeto encantou-me ao conclamar o setor empresarial, os profissionais liberais, as entidades organizadas a transformarem seus espaços e seus valores com ações simples que podem melhorar a vida em sociedade. O RECONHECIMENTO: Este projeto leva à sociedade a compreensão de que pessoas mais instrumentalizadas com Conhecimento, Inteligência e Valores podem melhorar o meio onde vivem. A MOTIVAÇÃO: Depois deste feliz encontro, nosso entusiasmo e crença na Educação reascendeu, pois nossa voz e nossas ações têm mais força quando temos o apoio de grupos representativos de nossa sociedade. AS BOAS VINDAS: Sejam Bem-vindos, Senhores Empreendedores, Senhores Profissionais Liberais, Senhores Coordenadores de Instituições de Ensino, enquanto nos movimentamos com o objetivo de construir pessoas melhores, melhoramo-nos reciprocamente. Saibam vocês, o Bem Estar por atuarem de forma altruísta (como aquele que podia ter feito mais e o fez) será a gratificação e, talvez, o legado de vossa real importância neste mundo. Como professora e mãe educadora é isto que sinto! E agora, com a parceria do “Movimento Pessoas Melhores” me sinto mais forte e mais confiante. A GRATIDÃO: Obrigada, Senhor Edésio Reichert e a todos os envolvidos no projeto. Que vossa determinação e criatividade não se esgotem. Um brinde à vossa iniciativa! Respeitosamente, Professora Juliana Canezim (Licenciada em Letras Português/Inglês – Unioeste(2004) Especialista em Literatura Brasileira e Formação de Leitor. Professora de Instituições Particulares de Ensino Médio: Incomar - Toledo; Funet -Toledo; Gabriela Mistral - Palotina; Cristo Rei - Cascavel; Alfa Cursinho - Cascavel; COC-Cascavel; Ângulo- Cascavel; Pontual - Londrina)

Jeane Maria da Silva Araújo

Acredito que esse projeto pode mudar a realidade de muitas pessoas . Como professora faço minha parte com meus alunos e divulgo meus projetos para incentivar os demais colegas. A leitura é uma viagem fantástica e uma forma motivadora de envolver as crianças em assuntos diversos.

Rômulo Rodrigo de França Patricio

Como disse Platão: "a filosofia é o uso do saber em proveito do homem". Devemos ter o compromisso de elevar o nível cultural brasileiro, para criarmos uma alta cultura que saiba tornar a realidade cada vez mais clara a todos.

Décio Adams

Nesse texto encontrei uma passagem que eu aplicava nos meus anos de estudos no Seminário, na época Ginásio. Até latim estudei e aprendi. O que nunca deixava de fazer era escrever, reescrever. Quando o conteúdo estava em um livro, eu lia o texto com atenção e fazia um resumo com o que ficara memorizado. Comparava o resumo com o texto e completava as lacunas existentes e assim me tornei um aluno destacado em todas as disciplinas. Não havia aquela em que eu não fosse o detentor de uma das melhores notas ao final de cada período de avaliação. Não foi por nada que, enquanto essa prática persistiu, estava praticamente sempre classificado em um dos três primeiros lugares da turma, na hora da Leitura de Notas e classificação em lugares por média final. Maior parte das vezes era o primeiro, algumas o segundo ou terceiro. Isso me deixou com um sentimento inicialmente de superioridade, mas depois percebi que tinha descoberto uma forma particular de aprender qualquer conteúdo. Assim passei o resto de minha vida escolar, depois acadêmica. Fiz diversos concursos e praticamente em todos fui aprovado. Ao escrever, fazemos exatamente o que diz o texto: escrevemos no cérebro. O movimento das mãos ao redigir o texto gravam nas estruturas neuronais da memória de modo indelével o teor do que foi estudado, escrito.

Dilma Morais Negromonte

Tenho na minha cidade - Santa Luzia/PB, o Projeto "Uma cidade que lê" com uma página no facebook mostrando as nossas ações e gostaria imensamente de interagir com o projeto "pessoas melhores"

Dilma Morais Negromonte

As redes sociais se tornaram ferramentas fantásticas de conhecimento, de afinidades de ideias de pessoas separadas por distâncias quilométricas. Moro no interior da PB e assistindo o Canal da Vlogoteca e as palestras do Professor Pier me apaixonei por ambos. De repente, encontro Pessoas Melhores que usam exatamente os livros que estou lendo. Gratificante!!!

Ana Cecília

Uma iniciativa com tudo para dá certo. parabéns!

Maria Rita Pozzebon - Responsável pela área de Responsabilidade Social da empresa Prati-donaduzzi

Eu acredito que este projeto poderá fazer a diferença na vida das pessoas. Eu participarei e serei uma grande atuante neste Movimento, pois ele poderá transformar a vida das pessoas.

Luiz Eduardo Guaraná – empresário e presidente da ACIT

“O projeto é de fundamental importância para a formação de cidadãos de bem e qualificados para o trabalho. Pessoas bem formadas têm condições de conquistar emprego melhor, de ter uma vida melhor. Isso vai refletir de diversas formas, em maior produtividade e desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo. Nossa esperança é que esta semente plantada seja disseminada não só no município de Toledo, mas em nosso estado e até ser propagada por todo o país.”

Luiz Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt – prefeito do município de Toledo

“O Movimento se identifica com a política local e atual de formação educacional. Queremos contribuir neste propósito e esperamos que ao longo do tempo, reflita em uma sociedade melhor e fraterna.”

Jefferson Paulo Martins – empresário e diretor de Responsabilidade Social e Ambiental da ACIT

“Abraçamos este projeto porque vem ao encontro da missão da Associação Comercial e Empresarial de Toledo. E pessoas melhores amanhã serão nossos filhos, colaboradores e a Acit não poderia ficar de fora neste trabalho em prol de uma sociedade melhor.”

Tania Elisete De Grandi – secretária da Educação do município de Toledo

“É um excelente projeto, só pelo nome, Pessoas Melhores, já deve receber o apoio incondicional de toda a sociedade. Preciso ressaltar que a educação se constitui no cuidar e educar, é impossível fazer a educação sem uma grande dose de cuidado, em qualquer nível. Este projeto visa uma sociedade melhor e tem o nosso respeito, carinho e apoio. E não cabe só ao sistema de ensino, mas sim a toda sociedade, tornar as pessoas melhores,”

Sandres Sponholz – promotor da Promotoria de Educação de Toledo

“Felizmente enxergamos a sociedade preocupada com o futuro dos jovens e sabemos que a nossa realidade não é fácil. Os 'desvalores' estão tirando os jovens do caminho do estudo, da leitura, do convívio familiar, do afeto. O Movimento traz propostas simples, que podem ser exercitadas no nosso dia a dia. A evolução e o crescimento é uma conquista de cada cidadão, mas é preciso pessoas responsáveis e comprometidas, no sentido de incentivar este crescimento.”

Edésio Reichert – empresário em Toledo

“Um país que consegue cuidar bem de suas crianças, terá bons cidadãos, boas pessoas. E a melhor forma de ajudar é criar oportunidades. Como cidadão penso: porque não dedicar um pouco de tempo para criar e gerar ideias, ou ações que possam levar as pessoas a ter vida melhor? Este é o propósito: promover ações que proporcionem uma vida vida melhor.”

Mario César Costenaro – arquiteto e empresário em Toledo

“Esta talvez seja a maior mensagem do Movimento: sai do discurso e vai para a prática. Apontamos, reclamamos, mas quase sempre fica no discurso. O projeto apresenta de modo simples, situações práticas e cotidianas que podem levar à transformação da sociedade. Contudo, não podemos esperar que aconteça de hoje para amanhã. É utópico. Mas de outro lado, a utopia faz olhar para o horizonte e sempre damos um passo a mais para alcançá-lo. É um projeto que emociona, faz a gente e refletir. E sempre podemos fazer algo a mais.”

Joel Loh – empresário em Toledo

“O Movimento é extremamente positivo, uma iniciativa inovadora que vem dar contribuição enorme à sociedade, no aspecto da formação e educação das crianças, dos cidadãos. Cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir com este projeto, temos que abraçar esta causa para alcançar os objetivos propostos.”

Livros que inspiraram O Movimento

Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência

+ Detalhes
Estimulando Inteligência

Estimulando Inteligência

+ Detalhes
Professor não é Educador

Professor não é Educador

+ Detalhes
Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência

+ Detalhes

Depoimentos

Joel Loh – empresário em Toledo

“O Movimento é extremamente positivo, uma iniciativa inovadora que vem dar contribuição enorme à sociedade, no aspecto da formação e educação das crianças, dos cidadãos. Cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir com este projeto, temos que abraçar esta causa para alcançar os objetivos propostos.”
Deixe seu depoimento